Acordos Comerciais: Bonificação ou desconto? Veja a melhor opção para sua empresa.

19/09/2017

Acordos comerciais são comuns no meio empresarial, com a finalidade de fortalecer relações entre a empresa e os clientes, contudo a forma como são feitos, impacta diretamente no seu resultado, podendo ser oneroso se não for analisado corretamente, o que pode gerar falsa impressão de ganho.


Fizemos abaixo uma análise entre os dois, para você saber quando utilizá-los:


Qual a diferença entre desconto e bonificação?


Na bonificação temos uma operação onde oferecemos mais, pelo mesmo valor, a chamada dúzia de treze, ou seja, entregamos ao cliente uma quantidade maior sem aumentar o valor. Já no desconto oferecemos uma redução no valor de venda, sem mudar a quantidade. No desconto temos dois tipos, o incondicional, que é destacado na própria nota fiscal e o condicional, que ocorre após a emissão da nota, geralmente em boleto, sendo o segundo, uma receita financeira, sofrendo incidência de PIS e COFINS em 4,65%.


Agora que sabemos a diferença, qual é melhor para sua empresa?


A resposta é: depende. Para quem está vendendo, geralmente o melhor é dar desconto na nota, pois a base para a incidência de impostos (PIS/COFINS/ICMS) é reduzida. Para quem está comprando costuma ser mais interessante a bonificação, visto que o mesmo pode gerar créditos de ICMS e IPI quando cabível. Contudo para sabermos efetivamente qual a melhor operação para ambos os lados, é preciso analisar a tributação de cada operação, que vai influenciar diretamente na escolha.


Como saber se minha tributação está correta, para decidir qual a melhor opção para minha empresa?


O ideal é solicitar a análise de um especialista em gestão contábil, que conheça a legislação brasileira e suas especificidades. Ele fará um estudo detalhado nas suas operações de compra e venda, para propor o que é mais benéfico para o seu negócio. O Grupo Maltez conta com este serviço e estamos a disposição para eventuais consultas.


Ficou com dúvida sobre bonificação e desconto em suas operações? Deixe sua pergunta abaixo nos comentários, iremos te responder assim que possível.

 

Compartilhe
Please reload

Matérias em Destaque

Opção pelo Simples Nacional 2019

27/11/2018

1/10
Please reload

Últimas Matérias
Please reload

Inscreva-se em nosso canal
Histórico de Matérias