Já pensou como será a sua empresa daqui a 5, 10 ou 15 anos?

02/10/2017

A tecnologia sempre foi o grande agente de mudanças e transformações no mundo e atingiram desde o ambiente de negócios bem como a vida das pessoas, historicamente podemos citar várias invenções que revolucionaram suas épocas, tais como: a máquina a vapor, o motor a combustão, a indústria do petróleo, o automóvel a energia elétrica, o computador e a internet. São tantas inovações que não podemos enumerá-las aqui, mas gostaríamos de refletir sobre os impactos trazidos por algumas delas que julgamos ser importantes para o aprofundamento do tema proposto.


A invenção da máquina a vapor revolucionou a indústria têxtil da Inglaterra, aumentando sua capacidade produtiva, que por consequência revolucionou o mercado de trabalho gerando a necessidade de mais mão obra, de matérias primas, etc; então nesse contexto, saem os artesões e surgem as grandes indústrias. Essa transformação afetou também a sociedade, gerando novas cidades e necessidades urbanas, com a grande migração das pessoas do campo para a cidade. O crescimento desordenado trouxe problemas como falta de saneamento básico, moradia, água e saúde, criando transtornos cada vez maiores para os políticos e poderosos da época. A nova classe política, rica ou burguesa com poder e influência da concentração das riquezas, começou a se infiltrar na política, buscando cada vez mais condições de manter ou expandir seus impérios. Surge também com tudo isso uma massa de pessoas chamadas de assalariados, uma classe enorme formada por trabalhadores rurais, mulheres e até crianças, totalmente despreparados para as máquinas e o novo mercado de trabalho.
                
Na segunda metade do século 19, o surgimento de várias tecnologias marcou a história e impactou o mundo na época, invenções como: processo de produção de aço de qualidade, mais barato e em alta escala, o motor a combustão, a eletricidade, a indústria do petróleo, a turbina a vapor e o computador. Diferente da primeira invenção, que marcou o início da 1ª revolução industrial e iniciou em um país, essa segunda fase é marcada pela sua amplitude, alcançando proporções globais e propiciando o comércio de longas distâncias, aproximando países e pessoas com a revolução nos transportes.
               

Por fim chegamos a internet, a famosa rede mundial de computadores que conectou o mundo, tornando a comunicação e a informação um ativo valioso, a internet é certamente um dos agentes mais potentes na geração de transformações no ambiente de negócios, desde a forma como fazemos os negócios, até os recursos e ferramentas com que o fazemos. Assim como as demais revoluções tecnológicas, a internet revolucionou o mercado de trabalho, criando escritórios virtuais, onde profissionais geram conteúdo, linhas de códigos de programação, análises e os mais variados serviços fora do ambiente da empresa, profissionais que trabalham em casa, na cafeteria, sentado em uma mesa do shopping, por que não na praia ou no parque? As barreiras físicas deixaram de existir, conceitos como freelance, trabalho eventual e trabalho sobre demanda, passaram a permear as relações de trabalho. Essa inovação permitiu o surgimento de outras tecnologias relacionadas a internet, que afetam diretamente a vida das pessoas, exemplo: celebridades não são criadas apenas pelo cinema ou TV, agora também são criadas pelo Youtube, os chamados youtubers ou influencers. A indústria do entretenimento não é mais aprisionada nos modelos tradicionais, se expandiu pela internet através de streaming, que fornecem conteúdos mais variados como séries de TV, cinema, variedades e músicas.
             

Não é por acaso que gigantes do mundo empresarial, têm investido bilhões e bilhões para melhorar a internet e levá-la ao alcance de mais pessoas ao redor do mundo, com isso expandindo a conexão entre pessoas, famílias, países, empresas, máquinas e processos. Termos como conectar, compartilhar e colaborar são cada vez mais comuns em nosso dia a dia, onde grande parte da nossa rotina diária, desde trabalhar, se divertir ou até se alimentar são realizados utilizando aplicativos que usam a internet.
 
Agora estamos vivendo uma nova fase dessa revolução tecnológica, a chamada internet das coisas ou IoT, um conceito novo, mas muito discutido no mundo da tecnologia e que afetará ainda mais nossa maneira de viver, consumir, trabalhar e se relacionar. É claro que não é só a internet que possibilita isso, mas uma gama enorme de tecnologias e evoluções cientificas que se conectam e complementam-se no mundo digital. Nesta nova fase de evolução teremos a tecnologia ainda mais presente em nossa vida, tendo não apenas os smartphones, computadores e máquinas conectados, mas também os eletrodomésticos, acessórios, roupas, carros, caminhões e aparelhos eletrônicos que farão tarefas cada vez mais rotineiras, criando grandes desafios para a humanidade e os governos. 

 

Vejamos quão devastador poderia ser o impacto no mundo dos transportes com os veículos autônomos, o que seriam dos motoristas, taxistas, manobristas? Onde trabalhariam estas pessoas? Estudos mostram que os números de acidentes seriam reduzidos drasticamente se tivéssemos essas tecnologias já implantadas hoje. Vamos olhar isso sobre a ótica dos governantes que gastam fortunas com benefícios e auxílios financeiros para vítimas e familiares, olhando sobre a ótica das empresas que também perdem milhões de seguros e ausências de trabalhadores. Não é por acaso que governos estão se mobilizando, utilizando como estratégias, iniciativas que incluam esse foco, tais como a Alemanha com o programa Industria 4.0, que certamente colocará esse pais na vanguarda.
 
Empresas como:


AIRBNB: que atingiu diretamente o mercado hoteleiro, disponibilizando opções diferentes para estadias de turistas e profissionais. Se você queria viajar para algum país antes do AIRBNB, certamente procuraria um hotel, mas hoje com essa nova realidade, por que ficar em um hotel se você pode se hospedar em uma casa ou apartamento inteiro/compartilhado, por um preço bem menor? Bem-vindo ao negócio multimilionário AIRBNB.

 

UBER: a maior empresa de táxi e frota do mundo, que coloca passageiro e condutor ao espaço de um click e com preços bem mais atrativos.    
 
A história realmente nos mostra que a tecnologia sempre revolucionou o mundo em que vivemos e a maneira como fazemos negócios. Essa transformação acontece cada vez mais rápida e seus impactos são mais profundos, assim se você ainda não refletiu essas transformações, com certeza essa é a hora de fazer algumas perguntas. Olhando para a sua empresa daqui 5, 10 ou 15 anos:

 

Será que a minha empresa continuará existindo?

Será que meus clientes continuarão consumindo meus produtos ou serviços?

Será que a forma que meus produtos são consumidos será a mesma?

A forma como comercializo meus produtos será a mesma? 
 

Depois dessa reflexão você poderá estar diante de um grande desafio ou de uma grande oportunidade, o importante é saber onde quer chegar, para determinar como agir para atingir esses objetivos. Com ajuda de profissionais especializados, o planejamento poderá ser realizado de uma forma mais assertiva, para garantir a sobrevivência e o sucesso de sua empresa.

 

Gostou do tema ou ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião aqui nos comentários, teremos o prazer de responder a todos.

 

Compartilhe
Please reload

Matérias em Destaque

Opção pelo Simples Nacional 2019

27/11/2018

1/10
Please reload

Últimas Matérias
Please reload

Inscreva-se em nosso canal
Histórico de Matérias