Compra de bens via leasing pode oferecer vantagens tributárias

As empresas adquirem periodicamente bens a fim de atender as diversas necessidades de investimentos para o bom andamento da atividade empresarial, como renovação da frota de veículos utilizados para o transporte de materiais e mercadorias, reposição ou renovação das máquinas e equipamentos utilizados no setor comercial, na prestação de serviços ou para expansão desses negócios e na modernização da planta industrial, dentre outras finalidades. Esses investimentos significam grandes desembolsos financeiros, efetuados de forma parcelada por meio de empréstimos e financiamentos.


É possível obter benefícios nessas operações de compra de bens?


Para efetuar os investimentos, o empresário busca recursos de diversas modalidades, em vários tipos de instituições financeiras, sempre visando conciliar a sua capacidade de pagamento, com as opções que o mercado oferece e muitas vezes deixam de consultar os especialistas em relação às questões tributárias, que podem trazer benefícios nessas operações. Uma das formas de se obter benefícios em razão desses investimentos, é a aquisição de bens por meio de operações de leasing financeiro ou leasing operacional. Nessas modalidades podemos tomar créditos tributários embasados legalmente.


Como funciona o Leasing?


O leasing ou arrendamento mercantil é uma operação com características legais próprias, onde o proprietário de um bem o arrenda a um terceiro, que terá a posse e poderá usufruir dele enquanto o contrato estiver em vigor e tem a opção de adquiri-lo ou não no final do pagamento. Para isso, o cliente paga o arrendamento mensal, as contraprestações e a instituição financeira é o arrendador, enquanto o cliente é o arrendatário.


No leasing operacional o arrendatário a princípio, não tem a intenção de adquirir o bem ao final do contrato. Assim, após o término do contrato tem a opção de devolver o bem à arrendadora, prorrogar o prazo do contrato ou exercer a opção de compra do bem pelo seu valor de mercado, à época de tal opção.

 

O leasing financeiro é a modalidade mais indicada e mais realizada para investimento em aquisição de bens para empresas, onde desde o início do contrato o arrendatário tem a intenção de ficar com o bem, exercendo a opção de compra pelo valor contratualmente estabelecido.


Procedimentos para obtenção de créditos tributários com Leasing


As empresas que desejam adquirir bens através de leasing, para obter os benefícios citados devem estar no regime de lucro real. Dessa forma podem planejar os investimentos, já contando com esses créditos, que vão diminuir a carga tributária mensal e consequentemente haverá redução no recolhimento de impostos e contribuições, essa economia pode ser direcionada para compensar financeiramente parte do parcelamento a pagar mensal. Para usufruir desses direitos legais que a legislação concede para as empresas, procure encaminhar o seu projeto para uma empresa de assessoria contábil tributária conceituada no mercado, que irá expor a forma de utilização desses benefícios.

 

Gostou do tema ou ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião aqui nos comentários, teremos o prazer de responder a todos.

 

Compartilhe
Please reload

Matérias em Destaque

Opção pelo Simples Nacional 2019

27/11/2018

1/10
Please reload

Últimas Matérias
Please reload

Inscreva-se em nosso canal
Histórico de Matérias