Você já enviou a DIRF 2018? O prazo está se encerrando

Com o início do ano, se inicia o prazo para entrega das obrigações acessórias anuais, entre elas está a obrigação tributária DIRF - Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte.

 

Nela são reunidas todas as retenções de imposto de renda que houveram pela fonte pagadora, e é transmitida a Receita Federal. A entrega da DIRF 2018, correspondente as movimentações do ano base de 2017 e seu prazo se encerra em 28/02/2018.

 

Mas quem é obrigado a declarar?


Obrigatoriamente, toda pessoa jurídica que pagou rendimentos sobre os quais houve incidência do IRRF (Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) em um único mês do ano base de 2017 ou que tenham efetuado retenção da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep. Também devem declarar sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurídicas. É necessário informar:


•    Os valores retidos na fonte.
•    Os valores de planos de saúde coletivo empresarial (CPF dos titulares e dos dependentes).
•    Aluguéis destinados à pessoa física.
•    As Participações nos Lucros.
•    Rendimentos tributáveis ou isentos de declaração obrigatória, pagos ou creditados no país.
•    Rendimentos pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior.


Vale lembrar, que os dados informados na DIRF por pessoas jurídicas, posteriormente serão cruzados com as informações declaradas por pessoas físicas, na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, momento no qual a Receita Federal pode detectar inconsistências e exigir explicações.


Após a entrega da DIRF, a empresa terá que fornecer o informe de rendimento aos funcionários, até a data limite para envio. É o documento que indica o montante recebido, além de IRRF e deduções individuais no ano de 2017, que a pessoa física utilizará para realizar seu ajuste anual de pessoa física.


Há multas para o não cumprimento dos prazos de envio da DIRF, portanto é importante que toda a documentação solicitada por seu contador seja enviada o mais breve possível, pois somente assim, ele terá tempo hábil para analisar suas informações, preencher os formulários, realizar a transmissão e devolver os informes a tempo.

 

Ficou com dúvidas? Deixe abaixo nos comentários, iremos te responder assim que possível.

 

Compartilhe
Please reload

Matérias em Destaque

Opção pelo Simples Nacional 2019

27/11/2018

1/10
Please reload

Últimas Matérias
Please reload

Inscreva-se em nosso canal
Histórico de Matérias